segunda-feira, 27 de abril de 2015

Frango Preto com Polenta







Frango Preto com Polenta
por Lisa Rosseto Dias (Pet Work)

Ingredientes
Frango:
1,5 kg de sobre coxa de frango limpa (Retirar pele e impurezas)
4 cebolas bem grandes (Bem picadinha)
4 dentes de alho
1 cubo de caldo de galinha
1 maço de cheiro verde
2 pimentas dedo de moça
Óleo quanto baste
Sal a gosto

Polenta:
250g de milharina (farinha de milho pré cozida)
1 e ½ litro de água fervente
3 dentes de alho
4 colheres de óleo
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto

Preparo
Frango:
Corte as cebolas bem picadinhas e refogue-as no óleo sem parar de mexer ate que ela quase comece a queimar. Separadamente frite o alho, quando a cebola estiver quase pretinha, acrescente o frango, caldo de galinha o alho e o sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada, ele cozinha apenas com o próprio suco. Eventualmente mexa e quando perceber que estiver bem cozido e com um molho grosso, acrescente a pimenta bem picadinha e o cheiro verde, aguarde só mais 3 minutos e apague. Pode ser servido com arroz, polenta, macarrão.

Polenta:
Corte bem picadinho o alho e frite até dourar, desligue o fogo e amasse-o com a colher para que ele quebre ainda mais e não apareça na polenta, acrescente a milharina e a água fervente e mexa até envolver tudo, volte ao fogo baixo e mexa até engrossar, acrescente o sal e o cheiro verde e apague. Prontinho.





Salmão ao Gorgonzola



Salmão ao Gorgonzola
por Rubens Rivellino


Ingredientes
1 kg de salmão em postas 
1 copo de vinho branco SECO
150 g de gorgonzola (Em pedaços médios)
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 limão
Alcaparra a gosto
Cheiro verde a gosto
1 kg de batata
1 caixinha de creme de leite
1 pacote de macarrão penne (opcional)


Preparo
Tempere as postas de salmão com o vinho branco, sal, pimenta limão e deixe descansar por duas horas. Unte um refratário com manteiga e forre com as fatias da batata.
Disponha as postas de salmão sobre a batata, adicione metade do caldo da marinada, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos.
Numa panela pequena derreta a manteiga e o queijo gorgonzola desligue e adicione o creme de leite. Retire o refratário do forno, tire o papel alumínio, despeje o conteúdo da panela sobre o peixe, polvilhe com a salsinha e a alcaparra e retorne ao forno por mais 5 minutos para gratinar.



segunda-feira, 20 de abril de 2015

Empadão de Palmito

  

Empadão de Palmito
por Albert Sauter (Projeto Vida Animal)


Ingredientes
da Massa: 
600 g de farinha de trigo 
300 g de manteiga sem sal gelada e picada 
2 colheres de chá de sal 
2 pitadas de fermento em pó para bolo 
150 g creme de leite 
2 ovos grandes ligeiramente batidos 
do Recheio: 
500 g / 2 vidros de palmito em conserva picados 
2 dentes de alho picados 
1 cebola picada 
2 tomates sem sementes picados 
1 colher de sopa de farinha de trigo 
1 copo de leite 
3 colheres de sopa de azeite 
2 gemas 
1/2 xícara de chá de salsinha 
3 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas 
Sal a gosto


Preparo
da Massa: 
Misture a farinha de trigo e a manteiga gelada picada, na pontas dos dedos, até virar farofa. Acrescente os demais ingredientes, trabalhe até obter uma bola homogênea e lisa. Abra 2/3 da massa com um rolo de macarrão e forre o fundo e as laterais de uma assadeira com fundo removível. Coloque o restante da massa entre dois plásticos e abra com o rolo. Essa será a tampa do nosso empadão. Reserve.

do Recheio: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Dissolva a farinha de trigo no leite com cuidado para não empelotar. Numa panela leve o azeite ao fogo médio, quando estiver bem quente junte a cebola e o alho picados e misture. Deixe refogar sem queimar. Acrescente o tomate na panela e misture. Junte o palmito e refogue por 5 minutos. Adicione o leite com a farinha diluída ao preparado da panela e misture muito bem. Tempere com sal, pimenta do reino, azeitona e salsinha. Quando engrossar, desligue o fogo. Deixe esfriar.
Montagem: 
Distribua o recheio dentro da forma forrada com a massa e espalhe bem com o auxílio das costas de uma colher. Em seguida coloque o disco de massa reservado sobre a torta. Você deve pegar o disco com o filme por baixo para evitar que a massa se quebre. Retire o filme de cima da massa e aperte bem as bordas para baixo. Bata as gemas com um garfo. Pincele a superfície da torta com as gemas batidas. Leve a torta ao forno para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até ela ficar bem dourada. Retire do forno e desenforme. Sirva quente. O ideal é uma forma de fundo removível.









Pizza com massa de Maisena e massa de Macarrão



Pizza com massa de Maisena e massa de Macarrão
por Rubens Rivellino


Pizza com massa de Maisena 
Ingredientes
2 xícaras de chá de Amido de Milho 
2 xícaras de chá de Leite 
2 Ovo
2 colheres de sopa de margarina cremosa 
Óleo para untar


Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma massa lisa. Unte uma frigideira com óleo e aqueça. Coloque uma concha da massa e Tampe a frigideira, mantenha em fogo baixo, quando começar a dourar as bordas vire a massa. Acomode o recheio (cobertura), tampe novamente e retorne a frigideira para o fogo para completar o cozimento.


Pizza de massa de Macarrão
Ingredientes
2 pacotes de macarrão instantâneo quebradinho
Azeite a gosto
Água para hidratar o macarrão (que cubra o macarrão)
Sal a gosto


Preparo
Hidrate o macarrão instantâneo quebradinho em água fria com sal e deixe por 10 minutos, coloque água suficiente para cobrir o macarrão. Escorra e esprema bem.
Unte uma frigideira com azeite e aqueça, espalhe o macarrão, abaixe o fogo, tampe a frigideira e deixe por 5 minutos ou até que o macarrão esteja bem douradinho por baixo e sequinho. Destampe a frigideira e coloque a cobertura escolhida, tampe novamente e deixe por uns 3 minutos, em fogo, baixo até que os queijos derretam.


Sugestão para o recheio (cobertura)
Molho de tomate pronto, ideal não umedecer demais (Espalhe umas duas ou três colheres de sopa), tomate picadinho ou em rodelas (a gosto), muçarela ralada quanto baste, orégano ou manjericão fresco, parmesão ralado também cai bem. Divirta-se.


terça-feira, 14 de abril de 2015

Risoto de frutos do mar




Risoto de frutos do mar 
por Marta Kimiyo (Instituto Educacional / Método Kumon)

Ingredientes
1 kg de frutos do mar congelado (mix)
½ kg de camarão branco congelado
2 xícaras de chá de arroz (Momiji folha vermelha ou arbóreo)
2 latas de tomate pelado
½ litro de água
2 tabletes de caldo de legumes
1 cebola média bem picada
100 gramas de azeitonas pretas sem sementes e picadas
Folhas de louro
2 ou 3 pimentas dedo de moça picadas
Cheiro verde (salsa e cebolinha) picado
Sal a gosto
Orégano a gosto
Noz moscada a gosto
1 pitada de açúcar
Azeite quanto baste

Preparo
Prepare o arroz somente com água e um pouco de sal. Reserve.
Para o molho:
Aqueça o azeite e coloque a cebola picadinha, cuidando para não queimar, acrescente o tomate picadinho, uma pitada de açúcar, duas ou três folhas de louro, sal, o caldo de legumes diluído em ½ litro de água quente e as pimentas e azeitonas. Se quiser um risoto com consistência, não muito molhado, coloque menos caldo. Deixe o molho apurar por cerca de 20 minutos. Quando estiver pronto retire as folhas de louro coloque, aos poucos, os frutos do mar diretamente do congelador. Cozinhe até perceber que o camarão fique primeiro transparente e depois branquinho,
mais ou menos 7 ou 8 minutos de fogo. Prove e acerte o sal se necessário. Não deve ser cozido por muito tempo para não dar consistência de emborrachado no camarão. Desligue o fogo. Acrescente o arroz, aos poucos, misturando com o molho até terminar o processo. Se preferir coloque um pouco mais de azeite, não esqueça que o arroz já está cozido. Transfira para um recipiente, salpique e misture levemente o cheiro verde picadinho. Bom apetite.